Visualizar Curso
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Cursos » 
Curso 17 - Ansiedade.

Curso 17 - Ansiedade.

Ministrantes:
Isaias Pessoti (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 14h00 às 18h00

 

Ansiedade, a condição humana. Isaías Pessotti (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo)

 

            Palavras como ansiedade angustia ou ânsia  designam , com diferentes conotações, estados específicos  das pessoas. São palavras que têm uma raiz comum, angst  correspondente ao termo latino  angustia  cujo significado básico é  confinamento compressão, opressão. Implicando, obviamente, aspectos aversivos e algum tipo de coerção, de submissão forçada. São estados aos quais se ajustaria bem o termo “sufocação”  ou,  popularmente, “sufoco”.

Essa conotação, atribuída à  palavra “ansiedade” na linguagem do senso comum, equivale à definição científica de ansiedade pois inclui todos os aspectos  essenciais dela. O conceito vulgar, como descrito, designa um estado especifico, produto de uma dada situação, caracterizado por algum tipo de emergência ou urgência e por alguma forma de coerção. 

Uma definição cientifica de “ansiedade” deve incluir, necessariamente, a situação estimuladora típica, e as reações do organismo a ela, ou seja, as características do estado  orgânico subseqüente e, ainda , as conseqüências comportamentais desse estado.                    

Assim, o tema incluirá : 1) a situação de ansiedade; 2) a ativação simpática; a percepção de impotência e 3) efeitos comportamentais (normais e patológicos) da ativação e da percepção de impotência.

Ademais, essa concepção de ansiedade será confrontada com a doutrina original freudiana sobre ansiedade.