Objetivos:
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Apresentar e discutir as muitas variáveis indicadas pela literatura, que devem ser consideradas quando procedimentos de ensino são desenvolvidos para indivíduos com perda auditiva (tipo da perda, grau da perda, tipo de comunidade onde o indivíduo está inserido e época em que foram acometidos pela perda). Apresentar a experiência acumulada por pesquisas que vêm sendo realizadas, baseadas nos pressupostos da Análise do Comportamento, para o ensino de leitura e de escrita para crianças deficientes auditivas usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Apresentar e discutir questões teóricas e práticas oriundas dos resultados obtidos com estas pesquisas para a continuidade dos trabalhos na área.
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Conteúdo Programático:
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1. O que são perdas auditivas e quais suas implicações fisiológicas para recepção de estímulos auditivos.
- Definição de Perda Auditiva
- Grau de perda
- Tipo de perda
- Como o som é processado e quais os estímulos auditivos que podem afetar indivíduos com diferentes gruas de perdas.
2. Variabilidade da população surdas
- Crianças surdas filhas de pais surdos
- Crianças surdas filhos de pais ouvintes
- Perdas pré ou pos linguais
3. Uso de aparelhos auditivos (AASI), de dispositivos de Implante Coclear (IC) e de outras tecnologias na recuperação da audição: possibilidades e limitações.
- AASI e IC, como funcionam e para quem são indicados
- O Sistema de Freqüência Modulada (FM) para a redução dos ruídos ambientais
4. Pesquisas sobre procedimentos de ensino de leitura e de escrita para crianças usuárias de AASI.
- Procedimentos de escolha de acordo com o modelo.
- Procedimento de exclusão e a minimização dos erros durante o processo de ensino.
- Comparação dos resultados obtidos com crianças ouvintes e com crianças com perda auditiva
- Necessidades educativas especiais requeridas pelas crianças com perda auditivas
5. Questões teórico-práticas levantadas para estudos posteriores.
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Bibliografia Básica:
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Bevilacqua, M.C. & Moret, A.L.M.(2005). Deficiência Auditiva - Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde.São Paulo:Pulso Editorial
de Souza, D. G., de Rose, J. C. C., Faleiros, T. C., Bortoloti, R., Hanna, E. S. & McIlvane, W. J. (2009).Teaching generative reading via recombination of minimal textual units: A legacy of verbal behavior to children in Brazil.Revista Internacional de Psicología y Terapia Psicológica, 9, 19–44.
França, R. A., Bandini, H. H. M., Bandini, C. S. M. (2011). Ensino de leitura e escrita para deficientes auditivos: o uso conjunto de software de ensino e sistemas de freqüência modulada. Trabalho apresentado na XXVI Encontro Internacional de Audiologia, Maceió, Alagoas.
França, R. A., Bandini, H. H. M., Bandini, C. S. M. (2012).Teaching reading skills to deaf children using teaching software and a frequency modulation system. Trabalho apresentado na XXXVIII Association for Behavior Analysis International, Seattle, EUA.
Stoddard, LT ; de Rose, JC ; McIlvane, WJ. (1986). Observações curiosas acerca do desempenho deficiente após a ocorrência de erros. Psicologia, 12(1) p. 1-18.
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