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Curso 04 - Métodos e Estratégias de Mensuração de Processos Implícitos em Psicologia.

Curso 04 - Métodos e Estratégias de Mensuração de Processos Implícitos em Psicologia.

Ministrantes:
Ronaldo Pilati (Universidade de Brasília)

Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 8h00 às 12h00

DADOS DO CURSO

Título:

Métodos e Estratégias de Mensuração de Processos Implícitos em Psicologia

Área da psicologia:

Psicologia Social; Cognição Social; Psicologia Cognitiva

Nível:

[ X ] introdutório    

Relevância do tema.:

Estratégias de mensuração indireta de processos implícitos são essenciais para o desenvolvimento teórico da Psicologia Social e da Cognição Social. Considerando que é um tema relevante, atual e com grande quantidade de literatura internacional e que o cenário do Brasil é de desconhecimento e pouco uso de tais técnicas, este curso tem alta relevância para apresentar os principais procedimentos de mensuração indireta para a comunidade científica brasileira em Psicologia.

Objetivos.:

Descrever e discutir os principais procedimentos de mensuração indireta de processos implícitos em Psicologia Social e Cognição Social

Conteúdo Programático.:

Questões conceituais: mensuração indireta, processos automáticos/implícitos

Estratégias de mensuração: Paradigma de Priming; Medidas indiretas relacionadas ao sistema nervoso; Procedimentos baseados no tempo de reação

Principais procedimentos: Teste de Associação Implícita; Priming Sequencial

Validade: Preditiva, concorrente e convergente

Relação com medidas diretas de construtos similares

 

Metodologia.:

Exposição dialogada; Demonstração de procedimentos via computador

Público-alvo.:

Estudantes de graduação e pós-graduação; pesquisadores interessados no tema

Bibliografia Básica.:

Bar-Anan, Y., & Nosek, B. a. (2012). A Comparative Investigation of Seven Implicit Measures of Social Cognition. SSRN Electronic Journal, 1–60. doi:10.2139/ssrn.2074556

Greenwald, a G., McGhee, D. E., & Schwartz, J. L. (1998). Measuring individual differences in implicit cognition: the implicit association test. Journal of personality and social psychology, 74(6), 1464–80.

Herring, D. R., White, K. R., Jabeen, L. N., Hinojos, M., Terrazas, G., Reyes, S. M., Taylor, J. H., et al. (2013). On the Automatic Activation of Attitudes: A Quarter Century of Evaluative Priming Research. Psychological bulletin. doi:10.1037/a0031309.

Nosek, B. a, Hawkins, C. B., & Frazier, R. S. (2011). Implicit social cognition: from measures to mechanisms. Trends in cognitive sciences, 15(4), 152–9.

Pilati, R. (2013). Estratégias de mensuração de processos automáticos. (Prelo).

Wentura, D., & Degner, J. (2010). A practical guide to sequential priming and related tasks. In B. Gawronski & B. K. Payne (Eds.), Handbook of Implicit Social Cognition: Measurement, Theory, and Applications (pp. 95–116). New York: The Guilford Press.